Phased Array + ToFD em substituição à Radiografia

Em crescente demanda pelo desenvolvimento das técnicas automatizadas de Ultrassom, a Poliend desenvolveu um procedimento para o atendimento da substituição do ensaio radiográfico em soldas pelas técnicas de ultrassom automatizado Phased Array e ToFD em tanques de armazenagem construídos a partir do requisito da norma API 650/10. Esta substituição é  prevista no Apêndice U desta norma, que trata sobre todos os requisitos necessários para a inspeção.

Para  elaboração deste procedimento, foi necessário executar uma etapa de construção de corpos de prova, que foram ensaiados por ultrassom (Phased Array e ToFD) e radiografia, com o objetivo de evidenciar a validade da inspeção por ultrassom em um comparativo com a radiografia. Desta forma, as duas técnicas de inspeção foram comparadas através de suas imagens, sendo possível adequar a sensibilidade entre os ensaios para a detecção de determinados defeitos.

.

A imagem do ultrassom Phased Array + ToFD indica a existência de uma falta de penetração na raiz da junta soldada, como pode ser visto através das setas indicadas.

.

A imagem da radiografia também indica o mesmo defeito revelado pelo ensaio de ultrassom, através da mancha mais escura no centro da junta soldada.

A execução das técnicas automatizadas de ultrassom exigem equipamentos específicos e blocos de calibração construídos especificamente para a situação de inspeção desejada. As imagens de ultrassom Phased Array e ToFD foram geradas pelo aparelho de ultrassom Olympus OMNI-MX2 e avaliadas através do software Tomoview.

.

Equipamentos e corpos de prova utilizados na etapa de evidência comparativa entre o ultrassom automatizado e a radiografia.

Após a etapa de evidência de comparação, o procedimento foi apresentado junto à fiscalização da obra em que seria aplicado, obtendo a autorização para a utilização do procedimento e realização do ensaio em 03 tanques de armazenagem de uma refinaria na cidade de Manaus-AM.

Compartilhe sua opinião