Inspeção de Componentes Eólicos

Em função do aumento da fabricação de aerogeradores no Brasil, a inspeção Visual e Dimensional de Soldas de componentes internos de torres eólicas, fabricados em alumínio, é cada vez mais solicitada para a verificação da conformidade do produto com o projeto, durante e após a sua fabricação, para que qualquer desvio seja detectado e corrigido antes que o material seja submetido a novos processos ao longo da cadeia produtiva. Este método pode ser utilizado para acompanhamento durante a soldagem, para verificação da preparação adequada da junta e ajuste das dimensões em conformidade com o projeto.

.
O método direto do Ensaio Visual e Dimensional de Soldas, como no caso demonstrado abaixo, em inspeção realizada na cidade de Capivari-SP, foi realizado em plataformas, escadas, grades de proteção e suportes. O material das peças é o Alumínio 5052 laminado e soldado com ER5356 (uma liga de alumínio que contém 5% de magnésio). Usualmente, este método pode ser aplicado como exame único ou em conjunto de outros exames não destrutivos como o ensaio de Líquido Penetrante, para detectar descontinuidades superficiais.

.
Nesta inspeção, foi utilizado o cálibre de solda para medição das dimensões dos cordões de solda com auxilio de iluminação artificial em led. O critério de aceitação utilizado foi o ISO 10042, tabela 1 – Nível D para juntas soldadas em alumínio e suas ligas.

.

Realização do ensaio Visual e Dimensional de Soldagem em componentes eólicos pelo inspetor da Poliend.
O inspetor da Poliend realizando a medição dos cordões de solda.
Detalhe da medição dos cordões de solda.