Curso de Ecodinâmica
Além dos treinamentos, retreinamentos e cursos in company na área de Ensaios Não Destrutivos oferecidos pela Poliend, a empresa oferece o curso complementar de Ultrassom na área de Ecodinâmica, para os profissionais ultrassionistas que desejam aprimorar seus conhecimentos na identificação do defeito através da interpretação do comportamento do eco.
A Ecodinâmica, estudo de técnicas que possibilitem a identificação de características particulares dos ecos de cada defeito na tela do aparelho de ultrassom, obteve um maior grau de certeza a partir do surgimento das técnicas de ultrassom por imagem, Phased Array e ToFD. Com a comparação entre as imagens em A-Scan e S-Scan, foi possível consolidar a interpretação dos comportamentos de cada eco, trazendo maior confiabilidade para esta técnica.
Realizado com o conceito de união de algumas técnicas rápidas de manipulação dos transdutores de ultrassom convencional e visualização das imagens em S-Scan do ultrassom Phased Array, ambas aplicadas em inspeções de soldas, o Curso Complementar de Ultrassom – Ecodinâmica tem como objetivo somar conhecimento à experiência dos profissionais que já exercem inspeções em ultrassom e que desejam aprimorar-se na identificação de defeitos através da observação do comportamento do eco.
O curso oferecido pela Poliend pode ser realizado em 8h (1 dia) ou 16h (2 dias), sendo que o primeiro período aborda as técnicas de interpretação, tanto em A-Scan como em S-Scan, através da teoria e demonstrações práticas rápidas em um corpo de prova, e com dois dias de curso já é possível trabalhar com todas as demonstrações práticas nos corpos de prova abordados na apostila.
Mais informações através do telefone (19) 3422-1341 ou email comercial@poliend.com.br.
.
As visualizações em A-Scan do eco do som podem ser observadas e interpretadas, a fim de caracterizar o defeito encontrado durante a inspeção. Neste caso, a base estreita do eco e os flancos lisos denotam a presença de uma Falta de Fusão na solda ensaiada.
A interpretação dos ecos em S-Scan demonstra imagens bem definidas e com alta amplitude, confirmando a presença de Falta de Fusão indicada anteriormente pela visualização A-Scan.
Comportamento teórico de trinca em movimento lateral do transdutor em relação à solda, e a correspondência do mesmo movimento em situação real, em visualização A-Scan na tela do aparelho.
Demonstração do comportamento da trinca em visualização S-Scan pela técnica de Ultrassom Phased Array.