Comparativo de imagens de Ultrassom Phased Array e Radiografia

Tem se tornado uma solicitação recorrente do mercado industrial a verificação da eficiência do Ultrassom Phased Array como possível substituto do ensaio radiográfico, principalmente pela possibilidade de promover a realização do ensaio sem parar a produção da fábrica, o que muitas vezes é necessário para a realização da radiografia devido à radiação emitida pelas fontes durante o ensaio.

Desta forma, a Poliend vem atendendo a diversas solicitações de clientes para promover estas substituições, pois a inserção da tecnologia Phased Array nos ensaios por Ultrassom permite a execução do ensaio com registro por imagem e sensibilidade equivalente ou maior que o ensaio radiográfico.

A seguir, é possível verificar um comparativo de imagens obtidas por radiografias e Ultrassom Phased Array, que demonstra a eficiência entre os ensaios e permite a dispersão da técnica Phased Array Registrável como alternativa à radiografia.

As radiografias realizadas nas posições A e B evidenciam uma Inclusão de Tungstênio, com laudo Reprovado.

A imagem obtida pelo Ultrassom Phased Array detecta o mesmo defeito, porém caracteriza-o como Falta de Fusão devido à alta amplitude e comportamento do eco vistos em A-Scan, o posicionamento planar na linha de fusão e profundidade do defeito vistos em S-Scan, e a dimensão e localização na junta em C-Scan. Laudo: Reprovado.

As radiografias realizadas nas posições A e B evidenciam uma Falta de Penetração, com laudo Reprovado.

A imagem obtida pelo Ultrassom Phased Array detecta o mesmo defeito, Falta de Penetração, que pode ser visto com alta amplitude e comportamento do eco vistos em A-Scan, o posicionamento e profundidade na raiz vistos em S-Scan, e a dimensão e localização na junta em C-Scan. Laudo: Reprovado.

Compartilhe sua opinião