Ensaio de Dureza em Titânio

A partir da aquisição do aparelho de dureza por ultrassom MIC 20, da GE, a Poliend passou a executar inspeções de dureza em diversos tipos de materiais e equipamentos de geometrias variadas, devido à portabilidade e facilidade de adaptação desde aparelho às mais diversas situações solicitadas pelos clientes.

Um exemplo destas inspeções ocorreu em São Paulo – SP, onde foi realizado o ensaio de dureza em soldas localizadas em placas de titânio. Para possibilitar a medição de dureza com exatidão, foi necessária a produção de um corpo de prova com metal de base e consumível idênticos aos utilizados no equipamento real, para que o aparelho pudesse ser calibrado nas mesmas condições e a dureza ser medida coerentemente.

Com a calibração realizada, a medição de dureza pôde ser iniciada conforme solicitado pelo cliente, com medições aleatórias nos diversos pontos de soldas do equipamento. O ensaio de dureza ocorreu de forma rápida e eficiente, totalizando a medição de 480 pontos em um único dia.

.

O ensaio de dureza foi executado em pontos de soldas aleatórios em placas de titânio.

Para a calibração do aparelho de dureza, foram executadas medições de alguns pontos em um corpo de prova produzido nas mesmas condições de soldagem dos equipamentos.

Após a calibração, a medição de dureza foi realizada em pontos aleatórios de solda na placa de titânio.

A inspeção de dureza foi realizada em um total de 480 pontos em um único dia de trabalho.

O aparelho MIC 20 utilizado pela Poliend traz rapidez, adaptabilidade e portabilidade para o ensaio de dureza.

Compartilhe sua opinião