Treinamento de Trabalho em Espaço Confinado
Nos dias 14 e 21 de julho de 2012, os inspetores da Poliend receberam treinamento teórico e prático relativos à norma NR-33, que regulamenta as condições de saúde e segurança de trabalhos em espaços confinados.
Definido como qualquer área não projetada para a ocupação humana, com limitadas entradas e saídas e condições restritas de ventilação, os espaços confinados fazem parte da rotina dos serviços de inspeção prestados pela Poliend a seus clientes, tais como tanques, tubulações e caldeiras, sendo solicitado por norma o treinamento anual de segurança, saúde e resgate nestes espaços de todos os funcionários que possam realizar este tipo de serviço.
O treinamento, ministrado nas instalações da WFaccioli Segurança do Trabalho, foi composto de aulas teóricas e práticas.
As aulas teóricas, ministradas no primeiro sábado, abordaram questões de legislação e norma NR-33, noções e tipos de riscos a que estão expostos os trabalhadores em espaços confinados, travas e equipamentos de proteção, riscos atmosféricos e ações de resgate em acidentes.
Nas aulas práticas, foram treinadas simulações de montagens de maca e resgate em espaços confinados, e também foram abordados diversos tipos de nós e equipamentos utilizados para serviço e resgate nestas situações de trabalho.
A Poliend agradece a participação de todos e acredita que, desta forma, a equipe terá melhores condições de avaliar situações e tomar os cuidados necessários para que todos trabalhem com mais segurança e menos riscos!
.
Os participantes do treinamento simularam a movimentação de uma vítima e manuseamento da maca envelope em uma ocasião de resgate.
Com a orientação do instrutor Diego, a equipe da Poliend foi treinada sobre como utilizar a maca envelope para o resgate em espaços confinados.
Outra parte das aulas práticas foi o treinamento de nós em cordas a serem utilizadas em situação de resgate.
Foram formadas duas equipes para trabalhar na simulação de um resgate em espaço confinado, realizado nas instalações da WFaccioli.
As equipes foram formadas por trabalhador, vigia, resgatistas, operadores de cabo e almoxarife, e trabalharam no simulador de espaços confinados da WFaccioli.
Na imagem, a simulação do resgate da vítima por cordas pela equipe de vigia, resgatistas e operadores de cabo.
Simulação da retirada da vítima do espaço confinado.